Página inicial > Últimas Notícias > IFPA oferta mais de mil vagas em cursos de ensino superior

IFPA oferta mais de mil vagas em cursos de ensino superior

Candidatos podem ingressar através de duas formas de seleção

• Publicado: Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 18h59
  • Última atualização em Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 19h04

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) está ofertando 1.215 vagas para cursos de graduação. Ao todo, são 32 cursos oferecidos em nove campi do Instituto espalhados pelo estado. Para ingressar no IFPA, o candidato pode optar entre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou o Processo Seletivo Unificado para Graduações (PSU), que leva em consideração o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, 2017 e 2018, ambas as inscrições são gratuitas.

Quem optar pelo PSU pode concorrer a uma das 699 vagas, nos 32 cursos superiores, para ingresso no 1º ou 2º semestres do ano letivo de 2019, nos Campi de Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Castanhal, Conceição do Araguaia, Marabá Industrial, Parauapebas e Tucuruí. Das 699 vagas, 288 vagas são para cursos de Licenciatura, 150 vagas para cursos de Bacharelado e 261 vagas para cursos de Tecnologia.

As inscrições para o PSU estão abertas e encerram em 20 de janeiro de 2019, exclusivamente pela internet, nos sites www.ifpa.edu.br ou http://concursos.ifpa.edu.br/. O Processo exige que os candidatos tenham participado de uma das edições do ENEM nos anos de 2016, 2017 ou 2018, e que, cumulativamente, tenha obtido nota igual ou superior a 300 (trezentos) pontos na redação e em cada área de conhecimento avaliada pelo ENEM, na mesma edição do exame.

Do total de vagas ofertadas por campus, curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) são reservadas a candidatos egressos de escola pública, e constituem o sistema de cotas. Das vagas ofertadas, 54 são reservadas a ações afirmativas específicas dos campi do IFPA participantes do processo seletivo e o restante das vagas ofertadas por campus, curso e turno será preenchido por candidatos concorrentes na modalidade ampla concorrência, obedecendo-se à ordem de classificação.

Sisu 2019

O candidato que escolher ingressar pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderá se inscrever entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2019, exclusivamente pela internet, no site http://sisu.mec.gov.br. Dos 18 campi do IFPA, nove vão participar do Sisu: Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Castanhal, Conceição do Araguaia, Marabá Industrial, Parauapebas e Tucuruí. São 32 cursos participando dessa 1ª Edição do Sisu 2019, totalizando 516 vagas, das quais, 187 serão para ampla concorrência, 71 para ações afirmativas e 258 vagas para atender à Lei nº 12.711/2012 de cotas.

Para fazer a inscrição no Sisu, o estudante precisa ter participado do Enem de 2018 e ter obtido nota na Redação diferente de zero. Ao se inscrever, o Candidato deverá informar o número de inscrição do Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada no Exame e especificar, em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participantes, local de oferta, curso e modalidade de concorrência. Não é permitido ao candidato a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar as suas opções ou efetuar cancelamento. O Sisu considerará a última alteração efetuada e confirmada pelo candidato no sistema, além disso, disponibilizará a nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência. A nota será atualizada periodicamente, conforme o processo das inscrições efetuadas, para facilitar a decisão do candidato. O IFPA disponibilizará acesso gratuito à internet para a inscrição.

O SISU é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, no qual o Instituto Federal do Pará (IFPA), assim como as demais instituições públicas de educação superior, oferece vagas a candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).