Página inicial > Últimas Notícias > Proppg divulga o resultado do Edital nº 5/2018 – PIBICTI-IFPA/CNPq

Proppg divulga o resultado do Edital nº 5/2018 – PIBICTI-IFPA/CNPq

IFPA classifica 17 projetos para receber bolsa CNPq de incentivo à produção acadêmica

• Publicado: Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 01h55
  • Última atualização em Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 13h08

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG) divulgou, em 14 de janeiro, os projetos de pesquisas classificados pelo Edital nº 05/2018 PIBICTI-PROPPG-IFPA/CNPq.

Dos 20 projetos submetidos ao edital, 17 foram classificados. Os três primeiros colocados passam a receber, por sete meses – janeiro a julho-, a bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o Ensino Médio (EM), no valor de R$ 100,00 (cem reais) conforme RN 017/2006 do CNPq que normatiza Bolsa por quota no país. Os demais projetos compõem o cadastro de reserva.

As bolsas são destinadas a apoiar a produção acadêmica e inovação tecnológica de iniciação científica de estudantes do ensino técnico de nível médio no desenvolvimento de projetos e atividades científicas no IFPA. Dos 11 campi participantes, nove conseguiram enviar propostas de projetos que contemplavam todas as regras do edital: 1 Abaetetuba, 1 Ananindeua, 1 Cametá, 3 Castanhal, 5 Belém, 1 Breves, Itaituba, 2 Óbidos e 1 Parauapebas.

Na classificação geral, os três projetos que obtiveram a melhor pontuação receberão as bolsas: “Extrato aquoso de sementes de Nim (Azadirachta indica A. Juss.) no controle biológico de tripés (Frankliniella schultzei Trybon, 1920) em alface (Lactuca sativa L.)” e “Produção de hortaliças com humús de vermicompostagem e pó de rocha em diferentes volumes”, respectivamente classificados em 1º e 3º lugar, submetidos pelo campus Castanhal. O projeto classificado em 2º lugar é do campus Breves, “Características socioeconômicas e do extrativismo do camarão-da-Amazônia (Macrobrachium amazonicum) no município de Breves, Arquipélago de Marajó/PA”.

Devido a solicitação de cancelamento de projetos contemplado no edital nº 04/2018 PIBICTI – PROPPG-IFPA/CNPq por motivo de afastamento do orientador, será contemplado ainda em janeiro com bolsa o projeto classificado em 4º lugar, que compõe o cadastro de reserva, “Caracterização, controle e dosagem de pasta e argamassa autonivelante com cinza de caroço de açaí”, submetido pelo Campus Belém.

Hoje o IFPA executa um total de 33 bolsas na modalidade PIBIC-EM, provenientes do 1º ciclo de Chamada CNPq Nº 05/2018 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM).

Veja o resultado AQUI!