Página inicial > Últimas Notícias > Belém será sede do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

Belém será sede do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

• Publicado: Quinta, 31 de Janeiro de 2019, 20h03
  • Última atualização em Quinta, 31 de Janeiro de 2019, 20h14

Entre os dias 14 e 18 de julho, Belém recebe o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). Com o tema “Computação e Responsabilidade Socioambiental”, o Congresso traz exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates, tudo de cunho acadêmico, científico e social.

O evento conta com o apoio institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e acontece no Centro de Convenções da Amazônia (HANGAR). A cidade Belém foi escolhida como sede desse ano por se configurar como porta de entrada para a Amazônia, maior floresta tropical do mundo.

Uma das missões do evento é promover e estimular as discussões que façam a sociedade se conscientizar e refletir sobre as suas responsabilidades no contexto da computação, visto que a inovação e o avanço da tecnologia podem criar diversos problemas na comunidade, como o excesso de lixo eletrônico e o desperdício de recursos causado pela ausência de reciclagem de componentes eletrônicos.

Realizado desde 1980 pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o CSBC tem o objetivo de integrar a comunidade de Computação do Brasil, promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional na área da Computação nacional e internacional.

A programação do Congresso é composta por eventos base e por inúmeros eventos satélites, que são aprovados anualmente pelo Comitê gestor do CSBC, a partir das propostas submetidas durante a chamada aberta anualmente. Dentre os eventos base há, por exemplo, o Seminário de Computação e Mercado, o Concurso de Teses e Dissertações e o Women in Information Technology, que se trata de uma iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil.

Mais informações, acesse: http://csbc2019.sbc.org.br/