IF + EMPREENDEDOR - Chamada Interna

• Publicado: Sexta, 26 de Março de 2021, 13h27
  • Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 11h16

CHAMADA INTERNA Nº 01/2021
IFPA divulga chamada para adesão dos campi ao programa de apoio a empreendedores

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de projetos no âmbito do Programa IF Mais Empreendedor Nacional, com base em ações de remodelagem de negócios afetados negativamente pela Pandemia da Covid-19, o Instituto Federal do Pará (IFPA), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), convida os servidores dos campi a apresentarem seus projetos de extensão tecnológica para atendimento, apoio e orientação a empreendedores individuais por meio da Chamada Interna Nº1/2021. As propostas poderão ser submetidas de 26 de março a 15 de abril de 2021.

Dos projetos

Ao todo, serão selecionados sete projetos. Cada um deverá ter metodologia para atender pelo menos cinco micro e pequenas empresas ou empreendedores individuais no período de seis meses —prazo para execução— conforme determina o Edital 05/2021 SETEC-MEC/IFSULDEMINAS/FADEMA.

Os proponentes devem ler e concordar com as regras do Edital Nº 05/2021 SETEC#MEC/IFSULDEMINAS/FADEMA, disponível em http://fadema.org.br/?p=3474.

Dos empreendedores

Os empreendimentos que serão atendidos deverão ser da região em que o campus está localizado, possuírem CNPJ e terem sofrido os reflexos da pandemia de Covid-19.

Da execução do projeto

Todas as reuniões e orientações deverão ocorrer de forma remota, seguindo os protocolos de segurança sanitária para o período de pandemia. As equipes deverão ser constituídas por um servidor e seis estudantes, destes pelo menos um deve ser de nível técnico. As equipes contarão com o apoio de um Coordenador Institucional indicado pelo Reitor do IFPA. É possível a participação de outras pessoas na equipe, desde que sejam voluntárias. Os estudantes deverão ser selecionados pela Coordenação o Projeto via processo público de seleção aberto pelo campus.

Cada projeto será contemplado com recursos financeiros destinados ao pagamento de bolsas mensais às equipes executoras conforme valores estipulados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), R$ 1.050,00 para o Coordenador de projeto (equipe) e R$ 400,00 para cada estudante, totalizando R$ 20.700,00 por projeto no período de seis meses. Ao todo, a presente chamada selecionará 7 coordenadores e 42 estudantes.

Da avaliação e seleção dos projetos

Para avaliação e seleção dos projetos, será formada uma Comissão de Avaliação e esta avaliará o mérito e relevância dos projetos conforme critérios estabelecidos no Edital 05/2021 SETEC-MEC/IFSULDEMINAS/FADEMA. Na Chamada consta os documentos dos empreendedores e estudantes necessários para a submissão da proposta; as regras para recursos, cancelamento do projeto e para publicações científicas posteriores.

Submissão do projeto

Os projetos devem ser enviados até 15 de abril por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o título “Submissão à Chamada Nº 01/2021”. Eventuais dúvidas também podem ser sanadas pelo mesmo contato.

Edital

Chamada interna nº 01/2021 - IF mais empreendedor nacional (edital)l(26/03/2021)

Anexos da Chamada interna nº01/2021

Anexo I - Modelo proposta institucional (26/03/2021)

Anexo II - Ideia de negócio (26/03/2021)

Anexo III - Termo de adesão empresa (26/03/2021)

Anexo IV - Seleção de estudantes (26/03/2021)

Anexo V - Autorização de menores de 18 anos (26/03/2021)

Anexo VI - Plano de trabalho (26/03/2021)

Anexo VII - Critérios de seleção (26/03/2021)

Anexo VIII - Modelo de formulário de recurso (26/03/2021)

Resultados & Retificações

Resultado Preliminar (propostas submetidas(20/04/2021)

Resultado Final (propostas submetidas(22/04/2021)

Chamada interna nº01/2021 - IF mais empreendedor nacional (1ª retificação) (07/05/2021)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CHAMADA INTERNA Nº 02/2021
Chamada para estudantes do IFPA participarem nos projetos aprovados

O Instituto Federal do Pará (IFPA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), convida os estudantes matriculados nos campi Abaetetuba, Belém, Paragominas, Parauapebas, Rural Marabá, Tucuruí e Vigia para participarem da Chamada Interna 02/2021. As inscrições são por e-mail e podem ser feitas até 7 de maio de 2021.

Para atender ao Edital 05/2021 IFSuldeMinas/Setec-MEC, os coordenadores de cada um dos sete projetos aprovados pelo Programa IF Mais Empreendedor farão a seleção de até 6 estudantes. Os selecionados deverão cumprir uma carga horária semanal de 20h pela qual receberão uma bolsa de R$ 400,00 (quatrocentos reais) a exemplo do que é estipulado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os estudantes devem ler atentamente o edital e encaminhar um e-mail ao coordenador do projeto com o Currículo Lattes e o Histórico Escolar para participar. No título deve estar especificado Chamada IF Mais Empreendedor, no corpo do e-mail deve informar o nome completo, curso, período e telefone para contato.

Confira os projetos aprovados pelo Programa IF Mais Empreendedor

1º - Planejamento estratégico e plano de ação como ferramentas de melhorias para empresas impactadas pela pandemia COVID-19 – Coordenador Danillo Henrique da Silva Lima – Campus Rural Marabá

2º - Remodelagem Criativa de Negócios: o ensino empreendedor conectado a soluções inovadoras de mercado – Coordenador Jordanio Silva Santos – Campus Belém

3º - IF mais empreendedorismo – Coordenador Térlys de Araújo Silva – Campus Tucuruí